Inaugurada no dia primeiro de julho de 1940, em Washington, nos Estados Unidos, a Ponte da cidade de Tacoma, assim como muitas outras da época, seguia um estilo semelhante à ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.
Acredita-se que a intenção de criar uma ponte tão fina e tão comprida era ganhar algum titulo. Na época eram comum disputas entre cidades para ver quem obtinha as maiores ou mais simbólicas construções.
O fato é que a ponte balançava muito, mas como havia se transformado no cartão postal da cidade, não foi interditada. Mas o problema real aconteceu no dia sete de novembro do mesmo ano; devido aos fortes ventos a ponte começou a balançar demais, primeiramente no sentido longitudinal (fig. 01) e depois o movimento se tornou torsional (fig. 02)
Fig. 01
Fig. 02
A amplitude das torções gerou o efeito de ressonância*, fazendo com que a ponte entrasse em colapso, caindo grande parte no rio.
Ninguém se feriu e posteriormente a ponte foi reconstruída utilizando estruturas mais seguras e firmes, que possibilitavam a passagem livre do vento.
Imagem feita no ano de 2007, onde pode-se observar as estruturas inseridas no lado inferior da ponte
Imagem do google maps. A ponte tem comprimento total de 1530 m. com um vão central de 850 m.
O engenheiro responsável pela obra foi um suíço chamado Leon Solomon Moissief.
*Ressonância: descoberta por Galileu Galilei, é a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas freqüências.